Você sabia que os diversos tipos de solo e condições climáticas de um local podem influenciar a produção cafeeira? Por isso o Brasil é um dos principais exportadores e líderes na produção mundial de café. Com uma diversidade grande de extensão territorial, o país conta com muitos locais favoráveis ao cultivo.
O Brasil tem em seu território uma ampla variedade de tipos de solo, desde arenosos à argilosos, e condições climáticas que mudam de acordo com cada faixa regional. Pois é, e como o pé de café vem de uma cultura perene, ou seja, que permanecerá por muito tempo no solo, ele tem uma grande necessidade de ser plantado em terras férteis, com climas específicos trazendo mais nutrientes e propriedades para os grãos.
Há muitos anos, quando o café chegou no Brasil, tivemos algumas regiões que se destacaram com solo propicio para a plantação, como por exemplo na Oeste Paulista do Brasil, em cidades interioranas, como Campinas e Ribeirão Preto. Estas regiões ficaram popularmente conhecidas, na época, como “Solo Roxo” devido ao seu solo fértil.
Após muitos estudos, os solos das outras regiões do Brasil também foram fortificados e hoje temos diversas fazendas, em locais ao redor de todo o país, com terras favoráveis à cultura cafeeira.
Isso foi um grande passo para mudar efetivamente a economia do Brasil, transformando-o em um grande produtor e exportador, sendo reconhecido mundialmente devido à qualidade de seus grãos e cafés.